Acompanhar as reflexões de gente inteligente, ao invés de gastar todo o tempo vendo quem é o traidor da vez, numa cópia do que há de pior na esquerda, dá frutos.
Estes dias vi uma explicação sobre o processo de degradação da confiança nas instituições e um efeito colateral que não havia contemplado e que faz todo o sentido. As instituições no Brasil estão completamente desacreditadas e isso é bom porque a causa desse processo é verdadeira. Melhor seria se não houvesse motivo para isso, claro, mas não é essa a nossa realidade. Então, é melhor que se desmoralize uma instituição corrompida que se siga bovinamente os ditames de quem é desonesto e corrupto.
Dito isso, o que ocorre é que para muita gente perde-se o chão. A base de sustentação da realidade. E aí a coisa se complica. Uma pessoa sem chão começa a acreditar em qualquer coisa. Isso inclui uma série de teorias da conspiração que são aceitas sem qualquer evidência. E isso é um problema grave.
Lembrem do caso da crise sanitária. A mídia vendia uma série de mentiras e havia evidências em grande número apontando para a verdade. Havia uma conspiração da mídia, a big farma e a esquerda política para gerar uma grande crise econômica e fortalecer o controle estatal. Não era uma mera teoria porque as evidências eram fortíssimas.
Hoje em dia, fala-se de Israel controlando os EUA, de Erika Kirk assassinando o marido, do Islã sendo bonzinho e muitas outras sandices sem um único grão de evidência. E isso é um problema. Sempre haverá os vendedores de óleo de cobra que cura todas as doenças. E sempre haverá gente ávida por crer numa mentira que gere conforto.
A questão é que é preciso julgar as evidências e muita gente nem sequer tenta fazer isso. Pior, compram a narrativa fantasiosa e se agarram nela mesmo quando argumentos sólidos as desmontam.
E isso faz com que a Verdade seja camuflada pela mentira, o que sempre é ruim. A solução, como sempre no que tem valor, é lenta e cansativa. Mas pode começar por observar quem costuma propagar as narrativas e quem traz a verdade. Um pouco de feedback, de análise do passado já ajudaria muito. E, então, bastaria parar de seguir os mentirosos contumazes. Mas aí a diversão diminui, claro.
Vou dar um exemplo concreto aqui. Na reunião do molusco com o Trump pouco se soube do que ocorreu lá dentro. Mas logo apareceu uma foto feita por AI, evidentemente absurda, com um comentarista dizendo que tal foto seria aparentemente verdadeira, declaração seguida de uma série de invenções apresentada como se fosse análise profunda.
Afastem-se desse tipo de conteúdo, é o meu conselho.
Abraços a todos.
Sobre confiança
Área dedicada à publicação de artigos oferecidos ao público geral.
- EduardoAFVieira Offline
- Mensagens: 120
- Registrado em: Seg Dez 30, 2024 1:58 pm